sexta-feira, 27 de março de 2009

BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS



Banana é principal fonte de polifenóis na dieta do brasileiro.

Polifenóis são compostos bioativos que fazem parte da composição química de vegetais. Estudos têm mostrado que, devido principalmente à elevada capacidade antioxidante dessas substâncias, elas podem contribuir na prevenção de doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, dentre outras. Embora ainda não tenham sido estabelecidas quantidades diárias recomendadas para o consumo dessas substâncias, pesquisas que medem a ingestão de polifenóis pela população vêm sendo realizadas. Um trabalho do Instituto de Nutrição Josué de Castro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), analisou a disponibilidade desses compostos bioativos nas 12 frutas e hortaliças mais consumidas no país. A banana prata, segundo o trabalho das nutricionistas Ana Luísa Faller e Eliane Fialho, é a principal fonte de polifenóis na mesa do brasileiro.Os outros vegetais analisados foram: abacaxi pérola, laranja lima, mamão papaia, manga tommy, tangerina ponkan, brócolis, repolho branco, batata inglesa, tomate, cebola e cenoura. Segundo o estudo, o teor médio de polifenóis encontrados nesses alimentos, em miligramas de equivalentes de ácido gálico (EAG) por 100g, foi maior na banana (215,7) e menor no tomate (13,7). Laranja, cebola e manga, na faixa dos 100 mg de EAG/100g, ficaram logo abaixo da banana, apesar da discrepância na quantidade encontrada. Dessa forma, levando-se em consideração a participação desses alimentos na cesta de compras do consumidor de todas as macrorregiões do país e sua composição química, a banana é a principal fonte de polifenóis: 33,6%, em comparação aos outros vegetais mencionados.Considerando esses alimentos como toda a fonte de polifenóis na dieta do brasileiro, o trabalho observou que, quando o que se verifica é o aporte diário da substância, o brócolis é o que menos contribui, com apenas 0,4% de participação (considerando o aproveitamento do talo e das folhas além das flores). Os dados utilizados para identificar os hábitos alimentares do brasileiro foram obtidos na Pesquisa de Orçamentos Familiares 2002-2003 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o estudo do Instituto de Nutrição Josué de Castro aguarda para ser publicado na edição impressa de abril da Revista de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo (USP).De acordo com o texto, foram constatadas grandes diferenças entre a disponibilidade média de polifenóis nas regiões do país: enquanto no Sul o consumo das substâncias que combatem radicais livres é de 53,6 mg, no Centro-Oeste a média é de 28,2 mg. As autoras do estudo sugerem que a proximidade de centros de produção e comércio dessas hortaliças e frutas influencia diretamente nesses índices. Além disso, fazem uma ressalva ao fato de que os dados buscados juntos ao IBGE são uma média, não refletindo necessariamente os hábitos de consumo de vegetais em todas as localidades. “A participação de alimentos regionais pode ser mais evidente em relação às frutas, devido à biodiversidade das regiões, tendo como exemplos, açaí, cupuaçu e taperebá no Norte, e pequi e gabiroba no Centro-Oeste. Frutas tropicais nativas do Brasil possuem conteúdo significativo de compostos fenólicos”, lembram. Fonte: Agência Notisa
Publicado em: 26/03/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: